Receba atualizações por Email

O que é R.P.G.? (Reeducação Postural Global)

Série Perguntas & Respostas:

É uma técnica francêsa de abordagem corretivo-preventiva, fundamentada na Biomecânica Moderna e Neurofisiologia.
Devido a organização do corpo em 2 grandes cadeias musculares ( anterior e posterior) os músculos posteriores, da cabeça à planta dos pés (músculos da cadeia estática) são mais tônicos, mais rígidos, para manter a posição ortostática contra a força da gravidade. Bem como também os músculos suspensores dos ombros, braços, antebraços e mãos, além dos músculos responsáveis pela inspiração, mais numerosos que os da expiração.

A atividade contínua desses músculos tônicos tende a encurtá-los, enquanto os outros grupos de músculares, como os abdominais, por ex., não participam ativamente da nossa posição ereta, não sendo solicitados e distendendo-se exageradamente.

Flexibilizar os músculos da cadeia estática é primordial. Toda vez que um músculo se encurta, suas extremidades se aproximam e os ossos nos quais são inseridos se deslocam. Podendo ocasionar bloqueios articulares e consequentes "deformações corporais". Pois outros músculos que se inserem sobre esse osso ou ossos, saem da ordem normal de funcionamento, que por sua vez tendem a propagar esse desarranjo a outros ossos e assim por diante.

O que a R.P.G. visa é o aumento da elasticidade dos músculos antigravitacionais.

O objetivo é aumentar a conscientização corporal: sentindo e percebendo seu próprio corpo, é possível modificar posturas.

Através da elasticidade muscular alcançada, modifica-se a estrutura óssea, restabelecendo os espaços articulares e a boa morfologia, evitando-se bloqueios e compensações que são as principais causas de desvios e dores.

Nesta prática, o Sistema Nervoso Central é estimulado a "Trabalhar" uma nova imagem corporal, levando ao automatismo do novo padrão postural.


Se você é portador das afecções abaixo relacionadas, a R.P.G. pode ser uma boa escolha.:

- Síndromes compressivas neurovasculares.
- Traumas desportivos.
- Seqüelas de traumatismos ou afecções neurológicas.
- Alterações morfológicas do esqueleto, tais como hipercifose, hiperlordose, escoliose, pés planos ou cavos, deformações do tórax, etc...
- Dores articulares ou musculares ( agudas ou crônicas ) decorrentes de degenerações, traumas ou reações inflamatórias, como por exemplo: artroses, entorses, hérnias de disco, bico de papagaio, ciatalgias, lesões meniscais, tendinites, bursites,dentre outras.

Saiba mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP