Receba atualizações por Email

ATIVIDADE AERÓBICA BAIXA A PRESSÃO ARTERIAL?


De maneira simplificada, é possível conceituar a pressão arterial (PA) como a força que o coração faz ao bombear o sangue através dos vasos, bem como a resistência encontrada para fazê-lo circular em todo corpo.

Esta resistência (PA), pode ser modificada pelas variações de volume, viscosidade sanguínea, freqüência cardíaca e elasticidade dos vasos. Estímulos hormonais e nervosos, também entram em cena e influenciam na regulagem da resistência sangüínea. Estes últimos, são também beneficiados com os efeitos do exercício a longo prazo.

Vários estudos têm demonstrado tanto em hipertensos como em pessoas normais, que a PA pode ser reduzida consideravelmente com 30 minutos diários, (preferencialmente 5x/semana) de atividade aeróbica de baixa a média intensidade como caminhadas, corridas, natação, bike, dentre outras opções.

As pesquisas apontam que o "treinamento aeróbico reduz a PA clínica sistólica/diastólica de hipertensos em cerca de 7/5 mmHg, além de diminuir a PA de vigília e em situações de estresse físico e mental". Ou seja, o exercício lhe prepara para responder organicamente melhor a situações estressantes.

Os estudos indicam que maiores reduções da PA são conseguidas com:

a) Modalidades que envolvam maiores grupos musculares, como caminhada/corrida, ciclismo, natação;

b) Intensidades Moderadas: 40% a 60% do VO2 máximo. (Traduzidos por Zona de Trabalho Aeróbico ou Freqüência Cardíaca de Treinamento). Como são determinadas essas Zonas de Trabalho Aeróbico? Por métodos indiretos como teste ergométrico submáximo ou pelo Eletrocardiograma de Esforço.

c) Volumes de treinamento maiores ( maior freqüência semanal e/ou com maior duração das sessões ).

Portanto, a prática física para pacientes hipertensos, concluem os fisiologistas, "produzem efeitos que podem reduzir ou mesmo abolir a necessidade do uso de medicamentos anti-hipertensivos."

A prática aeróbica, como fator de prevenção, também é amplamente indicada a todos os adultos de PA normal.

Exercício é tudo de bom !!!

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP