Receba atualizações por Email

Esporte:aliado da boa disposição!

Sabe aquela sensação de falta de disposição para sair da cama, o longo caminho imaginário que você percorre se arrastando até o banheiro e aquela frase ao abrir a janela ao ver o sol: Mais um dia quente?!

Cuidado, talvez por trás desse desânimo generalizado se escondam possíveis sintomas de uma futura depressão.

A boa notícia é que se pode mudar essa realidade com a ação das beta-endorfinas!


A Endorfina ( família dos peptídeos opióides endógenos) contribui na regulação de vários processos fisiológicos do sistema nervoso central (SNC), atuando como neuro-hormônio e neurotransmissor. Modula vários processos fisiológicos que interferem diretamente na qualidade do nosso comportamento diário.

Também considerada um analgésico natural, reduz o estresse. Por isso, sendo até recomendada no tratamento de depressões leves. Exerce efeito tanto sobre áreas cerebrais responsáveis pela modulação da dor, do humor, depressão, ansiedade, como também pela inibição do sistema nervoso simpático (responsável pela modulação de diversos órgãos como coração, intestino etc...).

Mesmo não havendo consenso na comunidade científica sobre mudanças psicológicas induzidas pelo exercício e o real mecanismo deste fenômeno, várias pesquisas têm demonstrado que há aumento significativo da b-endorfina, durante o exercício de média a alta intensidade e sua permanência na corrente sanguínea por até 48hs.

Portanto, praticar esporte de 20 a 40min três vezes na semana, é suficiente para melhorar alguns indicadores com impacto direto no nosso humor diário. São eles:
  • Melhor funcionamento e resistência cardiovascular ( o coração "condicionado" trabalha menos intensamente para cumprir sua função habitual, o que naturalmente previne patologias como infartos e AVCs )
  • Mais força, resistência e flexibilidade muscular, que influencia diretamente na capacidade de realizar tarefas diárias, diminuindo tensões e dores
  • A atividade aeróbia promove a circulação sangüínea, oxigenação de todos os tecidos, fator preventivo de patologias como tromboses, varizes e acúmulo de substâncias na parede dos vasos
  • Aumento do "bom" colesterol (HDL), ajuda a reduzir o colesterol total, desobstruir vasos, diminuindo as chances de novas obstruções (ateromas).

  • Melhora a função respiratória, intensificando a disposição diária para atividades físicas corriqueiras (subir escadas, caminhar)
  • Ajuda a aliviar o stress e melhora a qualidade do sono (diretamente relacionados à produtividade diária).
Pense... Frente a essas significativas alterações fisiológicas, você acha que a qualidade de reação do seu corpo/mente às situações do cotidiano, permanecerão as mesmas?!

 Há uma teoria que diz: " Estrutura e sistema, andam juntas ". :-)

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP