Receba atualizações por Email

Como aumentar o Metabolismo?

Como é difícil Emagrecer !!! Esta semana ouvi essa frase, ao discutir sobre a suspensão de inibidores de apetite ( remédios para emagrecer ) pela ANVISA, e respondi: Emagrecer é fácil! Difícil é convencer a " dona " do corpo a se levantar e ser mais ativa durante o dia.


Esse pensamento é recorrente na maioria das pessoas por completo desconhecimento de como se processa o balanço energético corporal e das suas funções básicas para manter a saúde em equilíbrio. Logo vem a mente: " Tenho que fazer dieta! "

O Corpo Humano é um sistema inteligente altamente adaptável. Tentando explicar de forma simples. Se com o passar dos anos, diminuímos o tempo de atividade corporal diária, o organismo se ACOMODA -- E NÃO CONSOME AS GORDURINHAS, mesmo que tenha uma TMB ( Taxa Metabólica Basal) alta, as demais taxas metabólicas baixam e passa-se a reservar energia em forma de gordura. Veja sobre TMB aqui!

Fisiológicamente há diminuição:
  • Do número e volume das células musculares
  • Dos reservatórios de energia (glicogênio - combustível da contração muscular ) por célula muscular
  • Do n° de hemácias ( células transportadoras de oxigênio )
  • Do n° de alvéolos ( área de troca de gases pulmonar ), dentre inúmeras outras alterações.
Com modificação desses 4 indicadores, o METABOLISMO SE TORNA LENTO. A célula muscular é a maior consumidora de energia. Menos músculo, mais reserva de energia em depósitos de gordura! Também CANSARÁ COM FACILIDADE por sua capacidade ventilatória estar reduzida.

Nesse estágio, dieta é coadjuvante! A única maneira de reverter os indicadores fisiológicos, acelerando o metabolismo, é adotando um estilo de vida mais ativo durante o dia e/ou com exercício físico regular.
Pense, quanto tempo você levou para aumentar de peso? Seguramente não foi do dia para a noite, salvo disfunções hormonais. Portanto, levará no mínimo 3 meses de readaptação e pelo 5° mês, sentirá alterações significativas no corpo, no ânimo e na mente.

Dance, cuide do jardim, jogue pingue-pongue, dardo, caminhe, troque o elevador pela escada, dê uma volta com o cachorro todos os dias... Não importa o que você faz, desde que faça! São nas pequenas mudanças diárias que está o segredo a médio e longo prazo.

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP