Receba atualizações por Email

Tem dor nas costas diariamente?!

* Post publicado originalmente no centauromulher.com


A coluna funciona como uma "mola biodinâmica" onde quando todas as estruturas estão equilibradas, o peso do nosso corpo e membros, são harmonicamente distribuídos, evitando assim sobrecarregar um lado mais do que o outro. Quando há desequilíbrios ocasionados por uso corporal inadequado, pode ocasionar desequilíbrios a outras articulações, tais como a dos ombros, braços, quadris, joelhos e pés.

A lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar são curvaturas normais da coluna (Curvaturas Anatômicas). Quando há excesso dessas curvaturas, começam os probleminhas.

Manter posturas erradas por tempo prolongado (ver TV atirada no sofá ou manter as pernas cruzadas quando sentada no trabalho), são exemplos de como vamos alterando nossas posturas funcionais e conseqüentemente, causando alterações das curvaturas

Os músculos abdominais fracos e um abdômen protuberante são fatores de risco para quem tem hiperlordose lombar. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como ficar em pé por muito tempo. Nesses, casos, geralmente são indicados exercícios que fortaleçam o abdômen, alongamentos e mobilização da coluna.

Ah, mas sinto dor na cervical diariamente. Vamos por eliminatória! Ao trabalhar, você mantém os cotovelos sempre apoiados na mesa? Deixar os cotovelos apoiados, reduz a tensão dos músculos cervicais. Assim como sentar com a cabeça bem alinhada, invés de deixá-la pendida à frente também tensionam os músculos. Por isso, ao final do dia, poderá sentir desconforto cervical associado à cefaléia.

Estes, foram apenas exemplos, porque em se tratando de corpo humano, não existe receita pronta. Cada corpo tem peculiaridades próprias. Exercícios indicados em casos de uma pessoa com cervicalgia por hipercifose torácica associada a má postura da cabeça, difere dos indicados a alguém com coluna normal e seu local de trabalho não oferecer adaptação à sua anatomia.

Portanto, dor é sinal de algo errado. Pesquise, pergunte ao professor, leia sobre o assunto e principalmente, adote atitudes que preservem as curvaturas da sua coluna.

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP