Receba atualizações por Email

Cuidados ao se Alongar

Post publicado no centauromulher.com:

Qual a fórmula ideal para realizar alongamento e determinar com segurança os benefícios que proporciona ao corpo? O que é melhor: fazer antes, durante ou após o exercício?

O alongamento, talvez seja o assunto mais debatido pela ciência esportiva ainda sem consenso. E mesmo que não tenhamos afirmações e comprovações científicas contundentes, que assegurem a redução de incidência de lesão muscular a quem pratica alongamento antes ou após a atividade física, é possível compartilhar algumas constatações:
  • O ato de alongar-se aumenta a flexibilidade em pessoas com encurtamento muscular e amplitude articular reduzida.
  • O aumento da flexibilidade proporciona ganhos qualitativos nos movimentos, maior relaxamento muscular e melhora da postura ( principalmente por reduzir encurtamentos musculares).
  • Das técnicas empregadas, que pode ser o alongamento estático (passivo ou ativo), dinâmico ou balístico, é perceptível os benefícios a quem realiza com regularidade, principalmente em esportistas, independentemente da técnica utilizada.
  • Sempre pós exercício, há diminuição das reservas de energia muscular e o músculo se encontra em estresse por micro lesões e aquecido ( o que inibe a sensação de dor ). Portanto, o alongamento nesta fase deve ser cuidadoso e menos intenso, evitando originar o aparecimento de lesões significativas e dolorosas depois do resfriamento do membro exercitado. E não duvide! Amarguei quase um ano, mal apoiando o pé ao chão, impossibilitada de correr, devido a uma fascite plantar por excesso de alongamento pós corrida.
  • No momento do alongamento deve-se estar atento as informações orgânicas de desconforto, tipo sensações de fisgada, queimação, dentre outras, que podem indicar excessos. Nesses casos, pegue leve! Vale mais a pena relaxar, que exagerar.

Então, pós exercício, vale o slogan: Alongue-se com moderação!

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP