Pais Obesos, Filhos Obesos
Pais obesos pode determinar obesidade dos filhos
Com base em estudos recentes que indicam que a obesidade dos pais é o maior fator de risco para uma criança se tornar obesa, as pesquisadoras da Uerj também avaliaram a relação entre a silhueta dos pais e a dos filhos.
De acordo com os resultados, 37,9% dos meninos acima do peso relataram ter pais com esse problema; entre os jovens com peso normal, esse índice foi de 28,7%.
O fato de as crianças que participaram do estudo serem de classe média/classe média baixa também é interpretado pelos pesquisadores como um sinal de que pelo menos hoje no Brasil não é preciso ser rico para comer demais.
Na realidade, segundo Teixeira, a pobreza pode ser "um fator de risco" para a obesidade, já que os alimentos mais baratos hoje em dia são os industrializados, com alto índice de açúcar e gordura.
Para a médica, mais acostumado a debater problemas como a fome e a desnutrição, o Brasil ainda precisa acordar para a complexidade do problema de obesidade.
"A consciência de que a obesidade é uma doença, um problema de saúde grave, é recente, não tem mais de dez, 15 anos", diz a pesquisadora. "O povo brasileiro tem uma preocupação grande com a estética, mas falta compreender o problema do ponto de vista da saúde."
Mantenha um estilo de vida mais ativo. Aproveite todas as oportunidades que tiver de gastar. Use escadas, caminhe, ande de bicicleta...
Veja sobre:
Brasil pode alcançar EUA em obesidade infantil
O que é OBESIDADE?
Causas da Obesidade
Didficuldade de Emagrecer com passar da Idade - TMB
Obesidade Mórbida atinge 609 mil no Brasil
0 comentários:
Postar um comentário