Receba atualizações por Email

Mergulho: mergulhe nessa aventura!

Aproveite o verão para contemplar as belezas aquáticas e marinhas do Brasil pelo mergulho.


Mergulho livre (categoria de mergulho) consiste em mergulhar utilizando o ar armazenado nos pulmões, uma máscara de mergulho, um respirador e nadadeiras. Pode ser praticado em piscinas, lagos, rios, cavernas e no mar. O país é farto em pontos de mergulho! Os rios da Prata e Formoso são de exuberância indescritível.

Seus entusiastas preferem a prática no mar, por apresentar uma diversidade maior de espécies animais a serem observadas. O mergulho livre está associado ao uso das técnicas de apnéia e depende exclusivamente de sua capacidade pulmonar, preparação física e principalmente do controle emocional. Informe-se melhor antes de ousar no mar!

No mergulho contemplativo, você acaba entendendo porque Jacques Cousteau era apaixonado pelo ambiente marinho. É um universo rico em espécies, movimento e cores sem igual. Ao mergulhar, a comunicação oral fica comprometida e acabamos por ficar conosco numa espécie de terapia exploratória. Muitas vezes só nos damos por conta que estamos muito tempo na água, ao olharmos para as mãos e ver nossos dedos enrugados. Sinal de dar uma pausa.

Para zonas onde a temperatura da água é baixa, recomenda-se uso de roupas isolantes ( neoprene ). Evitam a perda do calor do corpo e protegem a pele contra queimaduras de corais, animais venenosos ou cortes em pedras. Evite roupas apertadas ou que limitem seus movimentos.


Algumas Regrinhas de Segurança da AIDA
:

  • Regra número 1: Não se treina ou pratica mergulho em apnéia sozinho, mesmo que seja em piscina ou por simples brincadeira
  • Sempre mostre a sua presença, diga quando partirá e quanto pretende atingir em cada mergulho.
  • Escolha roupas de cores claras você estará "visível" dentro d'água, facilitando sua localização
  • Jamais fique no fundo, mesmo se você estiver se sentindo bem. Prefira a apnéia estática para prolongar sua apnéia, estando próximo da superfície.
  • Respeite seu organismo: não mergulhe doente (gripado, sinusite) ou quando estiver em tratamento por medicamentos. O organismo não responderá normalmente. Álcool e fumo são também inimigos.

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP