Receba atualizações por Email

Riscos do uso freqüente de Salto Alto


Pesquisas recentes sugerem que 1/3 das mulheres sofrem de alterações ortopédicas permanentes oriundas do uso prolongado de saltos, indo de joanetes a danos irreversíveis em tendões, como tendinite.

De acordo com estudo feito pela ortopedista Cibele Réssio, da Unifesp, dentre as usuárias de salto-alto:
  • 20% sentem dor a partir do momento que calça os sapatos
  • 40% sentem dor apenas duas horas após o início uso
  • 30% sentem dor apenas quatro horas após o início do uso
  • 10% não sentem dor mesmo após quatro horas de uso

Joanete

Problemas estes causados pelo aumento da pressão que o salto impõem à parte frontal dos pés. Saltos de até 3cm distribuem o peso do corpo equilibradamente entre calcanhar e parte frontal. Já em saltos de 6cm, 90% do peso corporal é suportado pela parte frontal e com uso habitual, pode provocar desvios dos ossos - joanete.

Problemas de Postura

A elevação dos calcanhares provoca a projeção do quadril à frente, deslocando, conseqüentemente, nosso centro de gravidade. Como forma de compensar este deslocamento, projetamos o tórax para trás e acabamos por acentuar a lordose lombar. Resultado: desconforto lombar!

Encurtamentos

O uso excessivo de salto alto produz certo encurtamento no tendão de Aquiles (atual calcâneo), já que os saltos obrigam os pés a manter a posição “em ponta”. Resultado: quando calçar sapatos baixos, provavelmente sentirá dor na parte posterior dos calcanhares.

Dê uma folga para seus pés. Em dias de deslocamentos longos ou se for ficar muito tempo em pé, escolha salto baixo. Principalmente se for dançar.

Se você precisa trabalhar de salto, chegue em casa no final do dia, alongue e depois faça uma boa massagem por toda perna e principalmente na planta dos pés.

Avalie se momentos de glamour valem momentos de dores articulares futuras. O estilo esportivo ou auto-esporte, tem suas vantagens.

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP