Receba atualizações por Email

Vá de exercício aeróbico e dê um xô deprê!

De fato está confirmado entre os pesquisadores, que a prática de exercícios reduz os sintomas nos transtornos de humor, mas ainda não há consenso de como se estabelece esse mecanismo no corpo humano.


Vamos a algumas possibilidades:

Um dos estudos avaliou 15 homens adultos depois de correrem por 15 minutos. A ansiedade diminuía abaixo da linha basal imediatamente após a corrida e permanecia diminuída por 20 minutos. Seis homens com ansiedade neurótica e seis normais também foram testados antes e durante o teste completo, em esteira ergométrica até à exaustão, e os resultados demonstraram uma redução nos escores de ansiedade.


Mas afinal como ocorre melhora dos transtornos de humor, qual os exercícios com melhor resposta: os aeróbicos, de força em que intensidade e regularidade?


Uma das hipóteses aceitas é que o estresse diminui a secreção de serotonina a qual está envolvida na regulação de estados de humor, comportamentos prazerosos, apetite, sono, agressividade e ansiedade. E quando há redução na neurotransmissão por serotonina, observa-se aumento da impulsividade tanto em humanos quanto em animais.


E como o nível de serotonina cerebral depende do triptofano livre no plasma, ( e este aumenta quando há aumento também da concentração de ácido graxo livre ) é possível compreender porque as atividades aeróbicas ( que disponibilizam mais gordura - ácidos graxos ) desencadeiam certo equilíbrio nos estados de humor.


Mesmo que estas dúvidas não tenham sido totalmente estudadas e esclarecidas, segundo as pesquisas já se pode afirmar que:

1 - Os resultados positivos e mais significativos na redução dos níveis de depressão foram verificados em grupos com treinamento físico regular aeróbico, de intensidade entre 70 a 85% da freqüência cardíaca de reserva e com duração de 45 minutos, no período acima de 16 semanas.

2 - A atividade aeróbica propicia alívio do estresse ou tensão devido ao aumento da taxa de um conjunto de hormônios. As endorfinas-serotoninas são substâncias endógenas ( produzidas pelo organismo ), agem aliviando o impacto estressor do ambiente. Por causa disso é passível de considerá-las como antidepressivos a ansiolíticos naturais, que atuam na prevenção ou redução dos transtornos do humor, conforme se comprova por vários estudos.

3 - A atividade física regular deve ser considerada uma alternativa não-farmacológica para o tratamento de transtornos depressivos.

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP