Receba atualizações por Email

Frescobol: um esporte cooperativo e genuinamente brasileiro!


"Esporte" tipicamente brasileiro, criado nas areias de Copacabana-RJ, por volta de 1945, idealizado pôr Lian Pontes de Carvalho, foi batizado pelos estrangeiros que não suportavam jogar no calor do RJ. Ao se referirem ao "FRESCOR" do final da tarde, misturaram os termos “FRESCO” + “BALL” e os cariocas denominaram o "esporte" de FRESCOBOL.

Como prática física, tem inúmeras qualidades e se assemelha muito ao squash e ao paddle. Em movimentação de braços e pernas, desenvolvimento do reflexo e precisão. Mas o que encanta é seu caráter social, por ser um jogo cooperativo. Você vence quando consegue pegar uma bola difícil, colocando-a na mão do seu parceiro. Reside aí a beleza do jogo, vencer a si próprio para não deixar que a bola vá ao chão.

Não pense que é exclusivamente praiano. No Parque da Redenção, em Porto Alegre, há 2 grupos. Os que jogam pela manhã e os da tardinha. O legal é que se pode jogar em qualquer local e tipo de piso: areia, grama, asfalto... Só cuide e opte por locais abertos, longe de carros, placas, muros ou árvores e dê preferência a terrenos nivelados.

A natureza do jogo reside na habilidade dos jogadores em manter a bola no ar pelo maior tempo possível.
Mas quem joga sabe que o melhor lugar para se jogar em dias quentes é no mar, com água abaixo dos joelhos. Ao mesmo tempo em que exige mais esforço físico, refresca, mantendo a temperatura corporal estável. Além de o mar servir gentilmente de gandula.

Código de Etiqueta

  • Evite possíveis acidentes e desentendimentos com pessoas a sua volta. Escolha um local distante de banhistas, pedestres e crianças.
  • Se você estiver em local isolado e uma pessoa ou grupo, resolver passar próximo a dupla, seja gentil, segure a bola e deixe o pessoal passar. Demonstrar cuidado com os outros é um ato de amor! Acertou alguém?! Vá lá, peça desculpa e se distancie mais.

Quem pode praticar?
  • Hoje existem raquetes específicas ao público infantil, mais leves. Também existem bolinhas exclusivas, algumas mais mais pesadas, que favorecem o direcionamento nas jogadas de ataque para quem curte velocidade.

Portanto, Frescobol é para todas as idades!

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP