Para que serve os Kettlebells?
Os kettlebells, originários da Rússia do Século XVIII, foram utilizados como contrapesos para grãos nos mercados de rua e posteriormente usados para treinamento por atletas nos Séculos XVIII e XIX da modalidade "homem mais forte", como Eugene Sandow e George Hackenschmidt, e Arthur Saxon.
- O que são?
São bolas de ferro com alça que permitem uma infinidade de exercícios para treinar força com movimentos balísticos.
- Quais os diferenciais?
Muito usados por atletas olímpicos que precisam de força explosiva e endurance, permitem treinar gestos específicos do movimento com carga variada.
Outro detalhe está nos movimentos balísticos, que mobilizam músculos internos, difíceis de serem ativados em movimentos habituais. E estes, muitas vezes respondem pelas funções de estabilização e suporte das articulações que apresentam lesões, como coluna, joelhos, tornozelos e ombros.
- E para quem não é atleta?
Para pessoas que praticam treinamento funcional, possibilita trabalhar de forma simétrica os músculos estabilizadores e sinergistas das articulações, favorecendo a correção de assimetrias musculares.
Enquanto os equipamentos de musculação tentam isolar o músculo, afim de promover sua hipertrofia, treinamentos com pesos livres objetivam desenvolver as cadeias musculares de forma a tornar seu corpo apto a desempenhar movimentos com determinada função.
Para quem curte tênis e tem diferenças musculares visíveis entre os lados direito e esquerdo, pode ser uma opção coadjuvante de treinamento. Ao mesmo tempo em que lhe ajuda a dar potência para as jogadas do seu lado dominante, como saque, voleio... também minimiza as assimetrias, reforçando a musculatura do membro que usa menos intensamente.
- Que cuidados devo ter?
Se você tem alguma lesão, vá tratá-la primeiro! Jamais use kettlebells com dor.
Seja responsável, qualquer movimento esportivo praticado de forma errônea se transforma em risco ao praticante. Portanto, faça algumas aulas e aprenda a forma correta e segura dos movimentos utilizados e fortaleça as regiões do corpo de forma harmoniosa.
Posteriormente, basta praticar e desfrutar dos benefícios de trabalhar a força em grande amplitude de movimento!
0 comentários:
Postar um comentário