Receba atualizações por Email

Mitos e Verdades sobre Glúten e Doença Celíaca

 




1. DOENÇA CELÍACA É UMA ALERGIA ALIMENTAR - MITO
VERDADE - Essa confusão existe porque tanto a doença celíaca quanto as alergias alimentares são uma reação do sistema imunológico a um determinado alimento. Entretanto, existem diferenças importantes entre elas. Por exemplo, a reação alérgica começa segundos ou minutos após o consumo do alimento, podendo causar falta de ar e outros sintomas súbitos potencialmente graves ou mesmo fatais. A doença celíaca pode ser mais lenta e silenciosa, com sintomas indo de leves a intensos se manifestando por um longo período.


2. SENSIBILIDADE AO GLÚTEN É A MESMA COISA QUE DOENÇA CELÍACA - MITO
VERDADE - Pessoas com sensibilidade ao glúten têm sintomas semelhantes ao de doença celíaca, mas uma investigação médica pode mostrar resultados diferentes nos exames. Na sensibilidade ao glúten, o corpo reage mal à proteína, mas o intestino não sofre danos.


3. A DOENÇA CELÍACA PODE SURGIR NA IDADE ADULTA - MITO
VERDADE. É possível desenvolver doença celíaca em qualquer idade, inclusive na terceira idade. Embora surja com mais frequência em bebês de até um ano de idade, logo que o glúten é introduzido na dieta, muitas vezes os primeiros sintomas se manifestam somente na vida adulta.


4. A DOENÇA CELÍACA CAUSA APENAS SINTOMAS DIGESTIVOS - MITO
VERDADE - Embora os sintomas clássicos da doença celíaca sejam os gastrointestinais – como dor abdominal, constipação, gases, náusea, perda de peso e diarreia – mais da metade dos celíacos têm sinais e sintomas que não estão relacionados ao sistema digestivo, tais como:

  • Anemia;
  • Dermatite herpetiforme (lesões bolhosas na pele);
  • Lesões na boca;
  • Cansaço;
  • Formigamento nas mãos e pés;
  • Alterações de humor;
  • Dor nas articulações;
  • Menstruação irregular;
  • Problemas de crescimento em crianças.

5. TER SINTOMAS É SUFICIENTE PARA O DIAGNÓSTICO DA DOENÇA CELÍACA - MITO
VERDADE - Os sintomas da doença celíaca são muito variados e podem estar relacionados a vários outros problemas de saúde. Se você acha que tem a doença, consulte um médico antes de eliminar o glúten da dieta.


6. QUEM TEM FAMILIARES CELÍACOS ESTÁ EM MAIOR RISCO - MITO
VERDADE - A doença celíaca é genética e costuma afetar várias pessoas da mesma família. Se você tem parentes de primeiro ou segundo grau com a condição, pergunte ao seu médico se você precisa fazer exames para investigá-la. Além do histórico familiar, existem outros fatores que aumentam as chances de ter doença, incluindo:

  • Diabetes tipo 1;
  • Síndrome de Down;
  • Doenças da tireoide.


7. APESAR DOS SINTOMAS DESAGRADÁVEIS, A DOENÇA CELÍACA NÃO É GRAVE - MITO
VERDADE - Se não for tratada, a doença celíaca pode levar a complicações bastante sérias, incluindo:

  • Cânceres intestinais;
  • Desnutrição;
  • Infertilidade e aborto espontâneo;
  • Osteoporose;
  • Problemas neurológicos, como epilepsia.


8. A DOENÇA CELÍACA PODE SER CURADA - MITO
VERDADE - Por ser uma condição autoimune, ela pode ser apenas controlada. Pessoas diagnosticadas com doença celíaca precisam evitar completa e permanentemente a ingestão
de glúten. Mesmo que a doença esteja controlada, se a proteína for introduzida novamente à dieta o intestino voltará a sofrer danos.


9. CELÍACOS PODEM INGERIR GLÚTEN EM PEQUENA QUANTIDADE - MITO
VERDADE - Mesmo quantidades mínimas de glúten podem ser prejudiciais para quem tem doença celíaca. E é preciso muito cuidado, porque evitar o glúten significa mais do que abrir mão de pães, bolos, massas e pizzas. Ele também se esconde em muitos outros produtos, incluindo molhos de salada. Por isso, é importante a orientação médica e nutricional. O profissional pode ajudar a identificar quais alimentos não contêm glúten e a planejar uma alimentação saudável e equilibrada sem a proteína.


10. CELÍACOS DEVEM EVITAR COSMÉTICOS QUE CONTENHAM GLÚTEN - MITO
VERDADE - O glúten presente nos produtos de higiene e beleza não é uma ameaça para celíacos, a menos que seja ingerido acidentalmente. Isso é mais fácil de acontecer com produtos próximos da boca, tais como batom, protetor labial, pasta de dente e enxaguante bucal. Embora valha a pena procurar produtos sem glúten, nesses casos você não precisa se preocupar com maquiagens, xampus, hidratantes, etc. Mas lembre-se de lavar bem as mãos depois de aplicá-los para evitar qualquer ingestão não intencional.

Saiba COMO VIVER SEM GLÚTEN, por quem passou pela experiência e teve que adequar-se, adquirindo hábitos mais saudáveis. Acesse a história do médico Juliano Pimentel.





REFERÊNCIAS

https://www.aaaai.org/conditions-and-treatments/library/allergy-library/celiac-disease 

http://www.childrenshospital.org/conditions-and-treatments/conditions/c/celiac-
disease/frequently-asked-questions - acessado em 03/07/2019

https://celiac.org/about-celiac-disease/what-is-celiac-disease/ - acessado em 03/07/2019

http://celiacindia.org.in/about-celiac-disease/myths-and-facts/ - acessado em 03/07/2019

http://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/noticias/nid/doenca-celiaca/

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP